Páginas

sábado, 27 de setembro de 2014

Água em nosso cotidiano e atividades


 Para nos mantermos vivos, devemos ingerir, diariamente, de dois a três litros de água. A explicação para essa necessidade é simples: todos os nossos processos vitais ocorrem em solução aquosa.

Como a água chega em nossas casas

Quando as cidades eram pequenas vilas, não havia preocupação com a água, pois, geralmente, os povoados localizavam-se às margens de rios e lagos, os quais os supriam com água potável — e em abundância. Contudo, ao longo dos anos, o crescimento das cidades aumentou consideravelmente a quantidade de dejetos lançados em rios e lagos, o que originou uma série de problemas, tanto de ordem ambiental como os relacionados à saúde. Diante desse novo quadro, percebeu-se a necessidade de se desenvolver processos de tratamento da água, o que, de fato, aconteceu.



Ao sair do reservatório, a água passa por um tanque, que contém carvão ativado, o qual retém, na sua superfície (adsorção), substâncias responsáveis por odores e gostos desagradáveis. Em seguida, já em outro tanque, a água recebe adição de sulfato de alumínio (Al2(SO4)3), barrilha (Na2CO3) ou cal virgem (CaO), que formam flocos. As impurezas que passaram pelo primeiro tanque aderem-se a esses flocos, resultando em estruturas maiores e de maior massa, as quais se decantam ao passarem pelo próximo tanque — o de sedimentação.
Antes de ser enviada às residências, a água passa por um outro tanque, no qual é filtrada.
Em seguida, recebe cloro, que elimina microorganismos, como as bactérias; e flúor — importante na prevenção de cáries.

Como a água é usada nas residências

Da água que sai das estações de tratamento, somente 10% é usada em residências; os 90% restantes são utilizados em outras atividades, como na indústria e na agricultura.
Nas grandes cidades, cada pessoa consome, em média, 180 litros/dia de água.
Nos centros urbanos, a água utilizada retorna ao meio ambiente contendo uma grande quantidade de resíduos líquidos e sólidos — o esgoto, o qual é recolhido por um sistema de canos. Por conter tais resíduos e em grande quantidade, o retorno da água aos rios, lagos e reservatórios deve ser precedido de tratamento.

Atividades

1. Observe as fórmulas dos compostos citados notexto (sulfato de alumínio, barrilha e cal virgem) e indique o número de elementos e o número de átomos presentes em cada fórmula.
2. As substâncias mencionadas na questão anterior são classificadas como substâncias simples ou compostas?
3. Dentre as “águas” a seguir:
a) água não-potável, b) água de rios, c) água destilada, d) água dos mares, e) água potável, 
Qual(is) é(são) considerada(s) substância(s) pura(s)? Justifique. 
Represente um gráfico de mudança de estado para cada item mencionado.
4. Que nome é dado ao processo utilizado para separar substâncias sólidas não-dissolvidas na água?
5. Qual a diferença entre água potável e água não-potável?
6. Por que, atualmente, o tratamento da água é necessário?
7. Qual a finalidade da adição de cloro à água?
8. Em vários meios de comunicação são veiculados anúncios do tipo “Não desperdice água”. Qual a finalidade e a necessidade dessas campanhas?
9. Qual deve ser a nossa contribuição para diminuir a poluição das águas?
10. Escreva as equações químicas que representam as reações a seguir. Indique os reagentes e os produtos.
I — a cal virgem (CaO) reage com a água, originando a cal apagada [Ca(OH)2];
II — o sulfato de alumínio reage com a barrilha, originando sulfato de sódio (Na2SO4) e hidróxido de alumínio [Al(OH)3].


Bibliografia:

Usberco, João. Química — volume único / João Usberco, Edgard Salvador.— 5. ed. reform. — São Paulo : Saraiva, 2002.


Nenhum comentário:

Postar um comentário