Prática de Laboratório: Densidade e Corrente de Convecção
Objetivo: Promover a compreensão do conhecimento sobre densidade, relacionando-a com a prática do cotidiano.
Material
Dois copos de plástico descartáveis; corante alimentício; duas tigela de vidro transparente de 1 L; água e sal de cozinha
Procedimento
a) Primeiro prepare o gelo colorido previamente. Coloque a mesma quantidade de água em dois copos de plásticos (cerca de 200 mL) e adicione o mesmo número de gotas de corante alimentício em cada copo, de modo a obter uma coloração intensa. Leve os copos ao congelador e aguarde até que a água colorida solidifique;
b) Coloque a mesma quantidade de água nas duas tigelas de vidro. Em apenas uma delas, vá adicionando sal de cozinha aos poucos, mexendo sempre, até notar no fundo da tigela um pequeno depósito de sal que não se dissolve mais. Nesse momento você terá obtido uma solução saturada de sal (a idéia é imitar as águas do oceano);
c) Rasgue o plástico dos copos de modo a liberar os blocos de gelo e coloque um bloco de gelo colorido em cada tigela;
d) Observe o que ocorre nos dois sistemas com os blocos de gelo e com o líquido e responda:
1 – O bloco de gelo derrete primeiro na tigela com água pura ou na tigela com água e sal?
Bibliografia
Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. Volume I. Fonseca, Martha Reis Marques da. São Paulo. Editora FTD, 2010.
Mto obg!
ResponderExcluirpfvr escreva as respostas
ExcluirQuestão 1: Na tigela de água pura
ExcluirQuestão 2: Na tigela de água o corante se espalha em toda a extensão do líquido. Na tigela de água e sal o corante fica acumulado em uma camada na superfície.
Questão 3: O grau de salinidade diminui. Temos agora 10 g de sal dissolvidos em 125 mL de água, fazendo-se o cálculo proporcional, a situação é a seguinte: 125x=1000 x= 8g de sal em 100 mL de água.
Questão 4: O grau de salinidade aumentou, agora temos 10 g de sal sissolvidos em 80 ml de água. Fazendo -se um cálculo proporcional, a situação é a seguinte: 80x=1000 x= 12,5 g.
Questão 5: Sim, quanto maior o grau de salinidade (e menor a temperatura da água líquida), mas densa é a solução e, nesse caso, ela tende a ir para o fundo. O grau de salinidade das águas superficiais dos oceanos tende a aumentar em períodos de escassez de chuvas, quando a ação dos ventos e Sol intensificam a evaporação da água. Quanto menor o graus de salinidade (e maior a temperatura), menos densa é a água e, nesse, caso, ela tende a se manter na superfície.Em qualquer um dos casos a corrente de convecção, responsável pela dispersão de nutrientes nas águas dos oceanos.
Espero ter ajudado.
Abraços.
ajudou muito zika
Excluirmuito bom!
ResponderExcluirMuito obrigada por postar as respostas e o experimento. Serviu muito.
ResponderExcluirpreciso muito da sua ajuda, tenho que explicar o por que isso acontece na 3
ResponderExcluir3 - O grau de salinidade diminui. Temos agora 10 g de sal dissolvidos em 125 mL de água, fazendo-se o cálculo proporcional, a situação é a seguinte: 125x=1000 x= 8g de sal em 100 mL de água.
Excluirparabéns ai me ajudou muito valeu ai
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