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quinta-feira, 17 de maio de 2012

Prática de Laboratório: Densidade e Corrente de Convecção

Objetivo: Promover a compreensão do conhecimento sobre densidade, relacionando-a com a prática do cotidiano.

Material

Dois copos de plástico descartáveis; corante alimentício; duas tigela de vidro transparente de 1 L; água e sal de cozinha

Procedimento

a)       Primeiro prepare o gelo colorido previamente. Coloque a mesma quantidade de água em dois copos de plásticos (cerca de 200 mL) e adicione o mesmo número de gotas de corante alimentício em cada copo, de modo a obter uma coloração intensa. Leve os copos ao congelador e aguarde até que a água colorida solidifique;
b)       Coloque a mesma quantidade de água nas duas tigelas de vidro. Em apenas uma delas, vá adicionando sal de cozinha aos poucos, mexendo sempre, até notar no fundo da tigela um pequeno depósito de sal que não se dissolve mais. Nesse momento você terá obtido uma solução saturada de sal (a idéia é imitar as águas do oceano);
c)       Rasgue o plástico dos copos de modo a liberar  os blocos de gelo e coloque um bloco de gelo colorido em cada tigela;
d)       Observe o que ocorre nos dois sistemas com os blocos de gelo e com o líquido e responda:


1 – O bloco de gelo derrete primeiro na tigela com água pura ou na tigela com água e sal?
2 – O que ocorreu com o corante na tigela só com a água? E na tigela com água e sal?
3 – Considere um copo contendo inicialmente 100 mL de água e 10 g de sal. Leve em conta agora a adição de mais 25 mL de água nesse copo. O grau de salinidade dessa solução aumentou ou diminuiu? Justifique.
4 – Considere agora que o copo contendo inicialmente 100 mL de água e 10 g de sal seja deixado em repouso, o sol, até que 20 mL da água contida no copo evaporem. Nesse caso, o grau de salinidade da solução aumentou ou diminuiu? Justifique.
5 – O regime de chuvas (por excesso ou por alta de chuva) pode alterar o grau de salinidade dos oceanos  as correntes marítimas?

Bibliografia

Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. Volume I. Fonseca, Martha Reis Marques da. São Paulo. Editora FTD, 2010.


9 comentários:

  1. Respostas
    1. pfvr escreva as respostas

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    2. Questão 1: Na tigela de água pura
      Questão 2: Na tigela de água o corante se espalha em toda a extensão do líquido. Na tigela de água e sal o corante fica acumulado em uma camada na superfície.
      Questão 3: O grau de salinidade diminui. Temos agora 10 g de sal dissolvidos em 125 mL de água, fazendo-se o cálculo proporcional, a situação é a seguinte: 125x=1000 x= 8g de sal em 100 mL de água.
      Questão 4: O grau de salinidade aumentou, agora temos 10 g de sal sissolvidos em 80 ml de água. Fazendo -se um cálculo proporcional, a situação é a seguinte: 80x=1000 x= 12,5 g.
      Questão 5: Sim, quanto maior o grau de salinidade (e menor a temperatura da água líquida), mas densa é a solução e, nesse caso, ela tende a ir para o fundo. O grau de salinidade das águas superficiais dos oceanos tende a aumentar em períodos de escassez de chuvas, quando a ação dos ventos e Sol intensificam a evaporação da água. Quanto menor o graus de salinidade (e maior a temperatura), menos densa é a água e, nesse, caso, ela tende a se manter na superfície.Em qualquer um dos casos a corrente de convecção, responsável pela dispersão de nutrientes nas águas dos oceanos.

      Espero ter ajudado.

      Abraços.

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  2. Muito obrigada por postar as respostas e o experimento. Serviu muito.

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  3. preciso muito da sua ajuda, tenho que explicar o por que isso acontece na 3

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    1. 3 - O grau de salinidade diminui. Temos agora 10 g de sal dissolvidos em 125 mL de água, fazendo-se o cálculo proporcional, a situação é a seguinte: 125x=1000 x= 8g de sal em 100 mL de água.

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  4. parabéns ai me ajudou muito valeu ai

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