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sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Curiosidade: Por que a água apaga o fogo?

Para que seja possível entender por que a água apaga fogo, é preciso conhecer as condições necessárias para a existência do fogo, que são basicamente o calor, o comburente (oxigênio) e o combustível. Ao retirarmos um desses três componentes do fogo, ele apaga!
Porém, eliminar o combustível (material que está sendo queimado) é muito difícil, e retirar o oxigênio do ar também. Então, resta apenas retirar o calor existente na reação.
Aí entra a água, que reduz a temperatura do local, retirando assim o calor existente na reação.
  
No entanto, a água não apaga todos os tipos de fogo.
O fogo pode ser classificado em 3 classes distintas, que dependem da origem do incêndio. Estas classes são: A, B e C.
O fogo A é o único que pode ser usado com água, pois esta vai reagir com o processo de resfriamento. Esse fogo normalmente é originado em materiais sólidos como madeira, tecido, papéis, entre outros.
O fogo classe B é o originado em combustíveis, tipo óleo, gasolina, querosene, álcool, etc. Esse, deve ser extinto por abafamento, normalmente utilizando o pó químico ou espuma química.
O fogo classe C é o ocorrido em equipamentos elétricos. A água ou qualquer equipamento que possua água não pode ser usado enquanto existir energia, pois a água se torna condutora de eletricidade. Então, deve ser usado o pó químico.

Bibliografia:

PRÁTICA DE LABORATÓRIO

Objetivo: Realizar uma reação química de decomposição.

Material

  • Batata crua
  • Faca
  • Copo limpo
  • Pires
  • Água oxigenada a 10 volumes (pode ser adquirida em farmácia)
 Procedimento

1 - Coloque água oxigenada no copo até a 1 cm de altura. Observe o aspecto dela e anote;
2 – Corte duas ou três rodelas de batata crua (elas devem ser cortadas apenas no momento de fazer a experiência) e coloque-as sobre o pires;
3 - Despeje um pouco de água oxigenada sobre as rodelas e observe. Relate o que ocorreu.

Questionário

a)      Que tipo de reação ocorre com a substância H2O2?
b)      Equacione essa equação.
c)      Qual o gás constituinte das bolhas? Como você poderia provar isso?
d)     O pedaço de batata usado poderia ser reaproveitado, com o mesmo efeito, em outra reação semelhante?
e)      A formação de bolhas que ocorre quando colocamos água oxigenada em um ferimento indica obrigatoriamente a existência de uma infecção?

Observação: Prática adaptada pela Profª Elaine.

Bibliografia:


Cruza - Ecossistema

 




















Bibliografia: Aprendizagem Divertida. Atividades Lúdicas (ciências/geografia/história). Solange Valadares e Rogéria Araújo. Volume 3. Editora FAPI.

Vamos Reaproveitar: Receita com partes de frutas, geralmente, jogadas no lixo



Bibliografia: De olho em Ciências. Amélia Porto. 1º à 5º ano. Eitora FAPI. CD-ROM.


Caça-palavras de animais que vivem no ar


Bibliografia: De olho em Ciências. Amélia Porto. 1º à 5º ano. Eitora FAPI. CD-ROM.

Espécies da flora em extinção

Conheça algumas plantas ameaçadas de extinção, no Brasil, lendo as informações dos quadros a seguir:



Bibliografia: De olho em Ciências. Amélia Porto. 1º à 5º ano. Eitora FAPI. CD-ROM.
Fazendo uma Composteira






















Bibliografia: De olho em Ciências. Amélia Porto. 1º à 5º ano. Eitora FAPI. CD-ROM.

Cruza - Célula



Bibliografia: Aprendizagem Divertida. Atividades Lúdicas (ciências/geografia/história). Solange Valadares e Rogéria Araújo. Volume 4. Editora FAPI.


Cruza - Relações Ecológicas


Bibliografia:  http://pt.scribd.com/doc/54359227/Cruzadinha-Relacoes-Ecologicas
Cruza - Solo e Técnicas de Preparo do Solo






















Bibliografia: Aprendizagem Divertida. Atividades Lúdicas (ciências/geografia/história). Solange Valadares e Rogéria Araújo. Volume 4. Editora FAPI.